Primeiramente, não há contraindicação a respeito de diabéticos receberem anestesia. Contudo, são pacientes que exigem cuidados especiais ao longo do processo cirúrgico: pré, intra e pós-operatório.
No período pré-operatório, destacamos a importância da avaliação pré anestésica, para verificação dos exames de sangue pré operatórios, como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, e também para ajustes dos medicamentos para o tratamento da diabetes.
Você sabia que alguns hipoglicemiantes orais precisam ser suspendidos no dia do procedimento cirúrgico? Já para os pacientes em uso de insulina, a dose deve ser ajustada no período pré operatório.
Anestesia: Tanto a anestesia local quanto a anestesia geral podem ser aplicadas em pacientes diabéticos. Durante o procedimento, o anestesista fica atento à sinais de hipo ou hiperglicemia, além de fazer dosagens da glicemia capilar periodicamente.
Após, são realizadas dosagens específicas e periódicas de glicemia para acompanhamento pós-cirúrgico.
Os profissionais da CLASM acompanham você antes, durante e depois do procedimento. Garantindo sua segurança e confiança!
Conte conosco!